quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

E-mails perturbadores

Recentemente, durante uma conversa entre amigos, na praia, o papo entrou no campo minado da religião. Entre nós, um ateu (este que vos fala) e um(a) evangélico(a), que, com o fim de preservar a identidade do(a) mesmo(a), chamarei pelas iniciais M.C,. Geralmente, evito discutir o tópico, já que minha posição é vítima de preconceito e hostilidade gratuita. Dessa vez, não ocorreu nada do tipo, entretanto aconteceu algo, no mínimo, interessante.



Não lembro bem como, mas terminei falando que quem fizesse a leitura da bíblia com atenção ficaria chocado . Citei uma passagem (2 Reis 2:23), em que dois ursos destroçam 42 garotos, porque eles caçoaram da careca de Betel Eliseu³ (servo do Senhor). Não é pegadinha. Consulte as crônicas do ditador egocêntrico Bíblia mais próxima. Está lá.


M.C já tinha lido a Bílblia duas vezes e, assim como você, duvidou da passagem. Decidi ficar quieto e combinamos de trocarmos e-mails para que eu passasse a referência. Segue a correspondência na íntegra:

Minha mensagem:

A passagem é 2 Reis, capítulo 2, versículos 23 e 24:

23
Então
subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da
cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!

24
E,
virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR;
então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois
daqueles meninos.

(...)¹

Abraço


¹ A parte abreviada é sobre outro ponto da discussão (M.C acreditava em algo errado sobre a anatomia humana), mas preferi não transcrever aqui, para reduzir o tamanho do post e porque não é do meu interesse esclarecer isso no momento.

Réplica:

E aew Argolo,

Beleza??

Entendi o que você falou...se você ler o II Reis cáp 2 todo você
entederá que se deve ter respeito aos servos de Deus e não se deve
fazer chacotas, humilhações e coisas do tipo. As crianças estavam
fazendo chacota por ele ser careca, e isso foi considerado um
desrespeito, com Deus e os seus servos não se brinca.
(Grifo dele, não meu)

(...)²


Abraço


Tréplica

Caro(a) M.C,

Seu e-mail é um exemplo concreto de um dos motivos
pelos quais me tornei ateu e tenho certa aversão à religião. Reconheço
em você um(a) jovem de boa índole, mas estou assustado com o que
disse: simplesmente justificou a morte de quarenta e duas criança,
porque elas fizeram uma gozação. Pessoalmente, valorizo a vida de uma
criança e acho assustador que uma pessoa normal concorde com uma
barbaridade desse tipo. Coisas que só a religião faz. O que diminui
minha aflição é o fato de que entendo a bíblia como um bando de
história fictícias e os garotos não morreram de fato.

Sobre (...)², fico feliz com que você tenha concordado e dado valor à ciência. Mostra que você tem bom senso! Pense direito se o que você realmente quer é adorar um Deus que mata 42 crianças porque elas chamaram um velho de careca, incendeia 250 pessoas porque estas discordam dele (Numeros 16:35) e pratica outros abomináveis crimes contra a vida
(Dilúvio, pragas...)

Sem mais.

Abraços


²Também sobre a questão anatômica
³Agradecimentos a Helenita, uma cristã que leu a Bíblia com atenção e entende mais que o sabichão aqui. ;)

Leia a continuação da história.
<


4 comentários:

  1. Gostei do blog.
    Abraços iconoclastas.

    ResponderExcluir
  2. Man, em 1 lugar, sao 45 rapazes e nao crianças, o pequeno se refere a estatura, segundo Deus nakela epoca nao era conhecido como hoje, Ele tinha q demostrar sua soberania de alguma forma, mostrar q Ele existia, mas como hoje ja na precisa mais(pq Jesus morreu na Cruz para nos salvar, atraves de Jesus, tds puderam conhecer a Deus, o quao grandioso Ele é), Ele nao faz mais isso. Jah quanto a Numeros, peço-te q vc leia o contexto e antes de falar sobre alguns versiculos, fale sobre todo o contexto tmb, pq akelas pessoas q morreram, morreram por causa propria, elas se voltaram contra um escolhido do Senhor, Moises e Aarao haviam sido escolhidos por Deus para guiar aquelas pessoas para a terra prometida, e quando xegou em um certo momento algumas delas se rebelaram contra eles, pq axavam q eles nao podiam comandar mais o povo da congregaçao pq a congregaçao era santa e Deus habitava no meio deles, ai Moises fez um acordo com eles, e eles aceitaram, e logo depois eles faltaram com respeito a Moises, e o desobedeceram e Moises irou-se com eles e pediram q tds fossem a um lugar no dia seguinte, para q tds soubessem quem Deus havia escolhido. Tds foram e Deus nao havia gostado do q havia acontecido, e PROVOU a tds quem era o escolhido, e quao poderoso Ele era. Entao pór favor, antes de falar algo sobre a Biblia, ou de Deus, leia e entenda o contexto primeiro para depois falar coisas sem pensar.
    Deus lhe abençoe e saiba q Ele ainda vai transformar a vida de vcs, eu creio nisso!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Andre,

    A Bíblia que eu consultei informava serem 42 meninos, como informa o trecho transcrito. Quanto ao resto da mensagem, receio que seu entendimento seja exatamente o que eu critico em M.C.

    Abraços

    ResponderExcluir