domingo, 30 de maio de 2010

Elas gostam é de um macho suado

É isso mesmo que você leu. Chega de se preocupar ao sair peguento da academia ou "pingando" do baba (a menos que você cheire mal, aí é outra história...). Tem a ver com feromônios.




Feromônios são sinais químicos, excretados ou secretados por animais, que exercem influência comportamental ou fisiológica em outros seres da mesma espécie. Várias categorias são definidas: provocadores de respostas comportamentais primárias (e.g. sexuais), fisiológicas e neuroendócrinas, marcadores de território, sinalizadores de alarme...

Uma classe dessas substâncias químicas, classificada num período relativamente recente, os chamados feromônios moduladores, tem o poder de afetar o estado ou humor do indivíduo alvo.

ResearchBlogging.org Baseando-se em trabalhos anteriores com outros mamíferos (cabras e ovelhas), pesquisadores da Universidade de Pennsylvania imaginaram que algum tipo de feromônio masculino influenciasse o ciclo menstrual de fêmeas, assim como o pulso de LH (Hormônio luteinizante). Mais que isso, resolveram testar o efeito dos feromônios sobre o estado emocional das mulheres.

Eles usaram secreção da axila de homens saudáveis, com idade entre 22 e 45 anos, que não usaram desodorante, nem sabonetes com fragância, por 4 semanas. (É...)

Ai vem toda a parte emocionante do experimento. Manipulação da concentração do composto alvo, aplicação de um desodorante, preparação de um controle (etanol), escolha dos grupo (18 mulheres entre 21 e 45 anos) a ser testado...



Enfim, nos 7 primeiros dias de cada ciclo, as garotas inalavam 0.5ml do extrato ou do controle a cada 2 horas, por 12 horas. Durante esse tempo, amostras do sangue eram retiradas para dosagem do hormônio e elas respondiam um questionário sobre seu estado emocional (Escala tipo Likert, de 1 a 7).

Resultado: o ciclo mudou, os pulsos de LH ficaram menos espaçados e o nível de tensão declarado foi diferente nas que inalaram o extrato.

"Ah... Eu sempre soube que meu sovaco suado mudava o humor das
pessoas ao meu redor!"





Elas se declararam menos tensas e mais relaxadas.



PS: Eu detectei algumas falhas metodológicas no trabalho. Faltou um procedimento para discriminar porque elas gostam de nos abraçar após um sexo selvagem, mas não após o futebol...

Preti, G. (2002). Male Axillary Extracts Contain Pheromones that Affect Pulsatile Secretion of Luteinizing Hormone and Mood in Women Recipients Biology of Reproduction, 68 (6), 2107-2113 DOI: 10.1095/biolreprod.102.008268

Um comentário:

  1. Hahaha eu já tinha visto um documentário que falava sobre isso. Passou no Discovery Channel "A ciência do Sex appeal". Muito, muito interessante.

    Numa parte do documentário os cientistas separaram camisas suadas de homens aleatórios e outros com grau de parentesco entre as mulheres da pesquisa e compararam a reação de mulheres que estavam no período fértil, algumas que não estavam e dentre elas haviam as que possuíam parentesco com os homens selecionados.

    As reações foram muito interessantes. As que tinham parenteco mostraram uma maior aversão àquele determinado cheiro. As que não estavam no período fértil deram uma pontuação bem mais baixa aos odores do que as que estavam.

    Mas é fato que toda mulher gosta de um homem cheiroso, ta? Não tenho um embasamento científico pra isso, maaas digo isso por mim haha! :D

    ResponderExcluir