sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Camisa (Tricko) - Curta

Diretor: Hossein Martin Fazeli / Eslováquia / 2006

Mark é meio americano, meio eslovaco. E ele tem crenças fortes. Numa viagem para a Eslováquia conhece Tomas, um atendente que está usando uma camisa que ofende suas crenças.






Agradecimentos a Giovani (vulgo Gió), por ter me mostrado o vídeo.

Continue lendo...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pioneirismo

Trecho retirado de um livro escrito no século XIX, por um certo Charles:

"(...) por meio da técnica, a Natureza também realiza com igual eficiência, só que mais lentamente, no que se refere à formação das variedades humanas, adaptando-as às regiões que elas habitam. Em meio às variedades humanas que devem ter surgido acidentalmente entre os raros e dispersos primeiros habitantes das regiões centro-africanas, umas teriam sido mais bem adaptadas que outras no que diz respeito à resistência contra doenças locais. Em consequência disso, essas variedades humanas deveriam multiplicar-se, enquanto as outras se reduziriam até seu completo desaparecimento em razão de sua incapacidade de resistir a tais doenças, bem como por sua desvantagem nos confrontos com os vizinhos mais vigorosos e resistentes. Diante do exposto, suponho que essa raça vigorosa tivesse a pele escura. Persistindo sempre na mesma tendência para a formação de variedades humanas, com o passar do tempo a pele dessa raça deveria tornar-se cada vez mais escura; quanto mais preta, mais adaptada ao clima; dessa forma, aos poucos, essa raça de tornaria dominante, senão a única, na região onde se originou."


Evolução por seleção natural. O princípio está enunciado perfeitamente: variabilidade, mutações, seleção, hereditariedade, mudança na população.

O Charles que escreveu isso não foi o Robert Darwin.



Two Essays... with some observations on the causes of the
differences of colour and form between the white and negro races of men,
Willian Charles Wells, escrito em 1813 e publicado em 1818.

Mais de 40 anos antes de A Origem das Espécies ser lançado. Por que ele não é "o pai" da evolução? Aliás, por que não o pré-socrático Anaximandro, que em 500 A.C dizia que os seres humanos evoluíram de outra espécie?

Continue lendo...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E-mails não tão perturbadores

Enfim, a última mensagem enviada por M.C a mim:
(Se não leu as primeiras mensagens, clique aqui)

Man,

Relaxe, o Deus que eu sirvo não é assassino. Se fosse, não seria pecado matar.

Os dois maiores princípios que Deus nosso Senhor nos ensinou foi "amar a Deus sobre todas as coisas" e "amar o próximo como a ti mesmo" (não fazer com o outro, aquilo que você não quer que façam com você).

Ainda está escrito que quando você ama o próximo como a ti mesmo você está cumprindo toda a lei do velho testamento, pois o novo não veio cancelar o velho testamento, mas para cumpri-lo e testificar de Jesus e mostrar que Deus está ativo ontem, hoje e sempre.

Se você acha que escarnecer de Deus ou dos seus servos não seria digno de morte, leia o livro apocalipse (último livro da bíblia) para ver a profecia para aqueles que blasfemam contra o Senhor, praticam a iniqüidade e não tem amor nem pelo próximo nem para com Deus.




As partes em negritos foram destacadas por mim. Percebem o paradoxo?


“[A] Religião é um insulto à dignidade humana. com ou sem ela , você teria pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas más fazendo coisas ruins, mas para que pessoas boas façam coisas ruins. a religião se faz necessária.”


Steven Weinberg





Continue lendo...