domingo, 30 de maio de 2010

Elas gostam é de um macho suado

É isso mesmo que você leu. Chega de se preocupar ao sair peguento da academia ou "pingando" do baba (a menos que você cheire mal, aí é outra história...). Tem a ver com feromônios.




Feromônios são sinais químicos, excretados ou secretados por animais, que exercem influência comportamental ou fisiológica em outros seres da mesma espécie. Várias categorias são definidas: provocadores de respostas comportamentais primárias (e.g. sexuais), fisiológicas e neuroendócrinas, marcadores de território, sinalizadores de alarme...

Uma classe dessas substâncias químicas, classificada num período relativamente recente, os chamados feromônios moduladores, tem o poder de afetar o estado ou humor do indivíduo alvo.

ResearchBlogging.org Baseando-se em trabalhos anteriores com outros mamíferos (cabras e ovelhas), pesquisadores da Universidade de Pennsylvania imaginaram que algum tipo de feromônio masculino influenciasse o ciclo menstrual de fêmeas, assim como o pulso de LH (Hormônio luteinizante). Mais que isso, resolveram testar o efeito dos feromônios sobre o estado emocional das mulheres.

Eles usaram secreção da axila de homens saudáveis, com idade entre 22 e 45 anos, que não usaram desodorante, nem sabonetes com fragância, por 4 semanas. (É...)

Ai vem toda a parte emocionante do experimento. Manipulação da concentração do composto alvo, aplicação de um desodorante, preparação de um controle (etanol), escolha dos grupo (18 mulheres entre 21 e 45 anos) a ser testado...



Enfim, nos 7 primeiros dias de cada ciclo, as garotas inalavam 0.5ml do extrato ou do controle a cada 2 horas, por 12 horas. Durante esse tempo, amostras do sangue eram retiradas para dosagem do hormônio e elas respondiam um questionário sobre seu estado emocional (Escala tipo Likert, de 1 a 7).

Resultado: o ciclo mudou, os pulsos de LH ficaram menos espaçados e o nível de tensão declarado foi diferente nas que inalaram o extrato.

"Ah... Eu sempre soube que meu sovaco suado mudava o humor das
pessoas ao meu redor!"





Elas se declararam menos tensas e mais relaxadas.



PS: Eu detectei algumas falhas metodológicas no trabalho. Faltou um procedimento para discriminar porque elas gostam de nos abraçar após um sexo selvagem, mas não após o futebol...

Preti, G. (2002). Male Axillary Extracts Contain Pheromones that Affect Pulsatile Secretion of Luteinizing Hormone and Mood in Women Recipients Biology of Reproduction, 68 (6), 2107-2113 DOI: 10.1095/biolreprod.102.008268

Continue lendo...